Para além do uso da tecnologia, o desenvolvimento de competências digitais considera o desenvolvimento profissional e pessoal e a inovação nas práticas pedagógicas. Saiba mais!
Os acontecimentos vividos desde 2020, por conta da pandemia, fizeram acelerar uma necessidade já prevista pelos especialistas em educação e exigida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): o desenvolvimento de competências digitais para professores e alunos.
Em um curto período, professores e gestores escolares tiveram que buscar por novas ferramentas tecnológicas, além de inovar suas práticas pedagógicas. Tudo para continuar a garantir a aprendizagem dos estudantes, mesmo que a distância.
Entretanto, não é de agora que o uso das tecnologias em sala de aula é considerado fundamental. Afinal, sua aplicação na educação é vista como oportunidade de promover um aprendizado mais colaborativo e, ao mesmo tempo, autônomo. Ou seja, permitir que o estudante seja protagonista na produção do próprio conhecimento.
Mas para alcançar tais competências digitais, é necessária atualização constante. Não apenas dos professores, como também da escola. Assim, é possível estimular o desenvolvimento de novas práticas e permitir que a aula seja mais dinâmica, produtiva e voltada aos interesses dos alunos.
O que são competências digitais e o que elas têm a ver com educação?
Competência digital é uma das oito competências essenciais para o desenvolvimento ao longo da vida, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ela é necessária para a comunicação, relacionamentos, vivência cultural e desenvolvimento de atividade produtiva na sociedade.