Conheça 6 Regras que são frequentes nas Escolas Japonesas!

Como sabemos existem muitas diferenças culturais e sociais entre Brasil e Japão, inclusive no ambiente escolar. Conheça algumas regras das escolas japonesas:

Como sabemos existem muitas diferenças culturais e sociais entre Brasil e Japão. Isso se aplica inclusive no ambiente escolar. As escolas exercem de fato uma grande influência na construção dos cidadãos de qualquer sociedade global nos dias de hoje.

Também não é segredo pra ninguém que as regras seguidas nas escolas são modificadas de acordo com a sociedade em si e sua cultura. Hoje vamos conhecer algumas regras das escolas japonesas que são difíceis imaginarmos as mesmas sendo aplicadas no Brasil.

1. Pontualidade

Podemos dizer que quase todas as escolas prezam por algum senso de pontualidade. Mas a pontualidade no Japão é um ponto de extrema importância no país. Por exemplo, os alunos tem que estar na escola antes das aulas começarem, geralmente às 8h30 em ponto.

O atraso somente é válido se a razão tenha sido por uma situação realmente urgente. Caso eles se atrasem para chegar a escola mais de 5 vezes, são punidos e uma das penalidades é chegar mais cedo e fazer a limpeza da sala antes da aula durante uma semana inteira.

2. Escolas sem zeladores

Todos os dias, eles limpam o chão, os quadros-negros e até limpam os banheiros. Esse é um ponto positivo para as escolas japonesas pois a preocupação vai além de apenas ensinar os alunos dentro de uma sala de aula. Elas também os preparam para a vida real, ensinando-os desde cedo o senso de responsabilidade e a contribuir para a sociedade.

3. Randoseru – A mochila escolar japonesa

No Japão, as crianças do ensino fundamental não tem a liberdade como no Brasil de escolher o tipo de mochila escolar que mais lhe agrade. Todas devem usar a Randoseru (ランドセル), uma mochila padronizada, feita para durar durante todo o ensino fundamental (Shougaku).

Elas são projetadas para aguentar o impacto dos anos e é comum encontra-las intactas mesmo após o desgaste decorrente do uso e da exposição climática como sol, calor, chuva, vento, frio, etc. As cores mais usadas são vermelho, usado por meninas e preto, por meninos.

4. Merendas escolares de qualidade

No ensino fundamental, a escola fornece um almoço balanceado para os alunos. Normalmente no menu estão incluídos arroz, peixe, sopa e fruta. As refeições são feitas na sala de aula junto com o professor e os próprios alunos são coordenados para servirem a merenda aos colegas, assim como recolher tudo e fazer toda a limpeza após terminarem a refeição.

O objetivo é reforçar o senso de coletividade e fazer da hora do lanche um momento de confraternização e interação social. Os estudantes aprendem sobre a importância do alimento e desperdício não é permitido, portanto são obrigados a comer tudo em seus pratos!

5. Vão para a escola desacompanhadas dos pais

A responsabilidade e a independência faz parte da vida dos japoneses desde cedo. Assim que saem do jardim de infância (Youchien), as crianças vão para a escola desacompanhadas dos pais. Elas vão em pequenos grupos, mas com a supervisão de um adulto (geralmente os pais se revezam na tarefa), que as orientam em cruzamentos perigosos.

Para os japoneses, incentivar a independência das crianças ainda em tão tenra idade é muito importante. Por este motivo nas escolas, as crianças tem muitas atividades com esse objetivo tais como culinária, costura, cuidar de hortas, tarefas domésticas.

6. Aparência física padronizada

Na maioria das escolas japonesas, não é permitido que os alunos façam quaisquer tipo de alterações em sua aparência física. Mas o que isso realmente significa? Bem, significa que não é permitido nada que possa alterar a imagem facial e corporal deles.

Ou seja, os alunos não estão autorizados a usar maquiagem, lentes de contatos coloridas, tintura nos cabelos, esmalte nas unhas, depilar as pernas e até mesmo mexer em suas sobrancelhas. Além disso, a franja não pode ser abaixo da altura das sobrancelhas.

Ùltimas Informações