No dia 04 de outubro, no Centro de Formação de Professores, aconteceu o Encontro entre professores Redatores da Educação Básica, responsáveis pela feitura do Documento Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba e professores do Ensino Superior (universidades e institutos federais).

De inciativa do Conselho Estadual de Educação da Paraíba em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a Reunião Técnica, Roda de Conversa e Plenária debateram a Proposta Preliminar para os novos currículos e tiveram um duplo objetivo. Em primeiro lugar, objetivou-se contribuir acadêmica e tecnicamente com o documento, que encontra-se, no momento, em sua primeira versão de elaboração. Em segundo lugar, estabelecer e fortalecer a interlocução entre as duas etapas de ensino, promovendo a sinergia entre o Ensino Médio e Ensino Superior. Vale considerar que muitos dos alunos da Educação Básica seguem seus estudos nas universidades, e estas por sua vez, formam os professores da Educação Básica.

Pela manhã, após uma breve abertura e boas vindas, procederam-se os Grupos de Trabalho para cada área da BNCC: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Pela tarde, todos se reuniram para partilhar o debate e as reflexões suscitados por cada grupo. As contribuições e trocas de experiências foram e serão de grande valia para o realinhamento e desenvolvimento das próximas versões do Documento.

Os professores do Ensino Superior colocaram-se à disposição para outros momentos de encontro, assim como a equipe de Redatores.

Estiveram presentes, a equipe de Redatores e Coordenadores de Área, a Comissão de Implementação da BNCC/PB, membros do CEE/PB e professores convidados, totalizando cerca de 50 pessoas reunidas nesta dia em prol do Novo Ensino Médio, num evento marcado pelo comprometimento coletivo e sem precedentes nos marcos das discussões da BNCC.