Ocorreu ontem uma Roda de Conversa dos redatores, coordenadores e arriculadores da equipe ProBNCC da Paraíba com a participação do CEE/PB, representado pelo seu presidente professor Carlos Enrique. Esteve presente também a professora Celia Varella, responsável da Educação de Jovens e Adultos da SEECT.

A equipe do ProBNCC/PB tem como função elaborar a versão do Documento Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba a ser submetida à apreciação do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB). O CEE/PB empreende ações, pautado pelo regime de colaboração, a fim de contribuir com todo o processo de elaboração. A participação nesta Roda de Conversa faz parte desta postura do Conselho.

O momento foi de partilhar informações, conhecimentos e reflexões. O CEE/PB externou a importância essencial do trabalho dos redatores e coordenadores, que possuem a missão de elaborar uma nova arquitetura curricular, hoje pensada também a partir dos itinerários formativos. O CEE/PB colocou-se como órgão que se dispõe a auxiliar em todas as etapas da feitura do documento, não apenas na recepção do documento final. Para tanto, em parceria com a SEECT o Conselho convidará professores especialistas do Ensino Superior, em especial das Licenciaturas, para se somarem à este processo.

Há uma perspectiva consensuada de que a importância dessa parceria proposta pelo CEE/PB reside na necessidade de criar e fortalecer as pontes existentes entre estes dois níveis de ensino, o básico e o superior. Aliás, com a modificação curricular do Ensino Médio as próprias licenciaturas certamente passarão também por reformas.
Os redatores e coordenadores externaram os avanços e dificuldades de seus trabalhos. Exímios conhecedores da sala de aula, pedagogia, currículos e da BNCC, apontaram os caminhos e possibilidades que a Paraíba possui na construção desta nova realidade.
Foi acordada uma agenda de trabalho conjunta para que o Documento seja amplamente discutido, com os mais variados atores, antes mesmo de ser submetido ao CEE/PB, ainda neste ano. #ceedaparaiba #ceepb #educacaoparaiba #educapb #bncc #ensinomedio