Em reunião plenária realizada por webconferência no dia 08 de abril de 2021, o Conselho Estadual de Educação da Paraíba, aprovou Voto de Aplausos à UNE (União Nacional dos Estudantes), pela campanha:  “Vida, Pão, Saúde e Educação”, proposta pelo conselheiro Paulo Henrique Pereira de Lima.

Voto de Aplausos à UNE

Historicamente a União Nacional dos Estudantes – UNE, ao longo de seus 82 anos, liderou diversas campanhas em defesa do Brasil e de seu povo: destacam-se a campanha “O Petróleo é Nosso”, na década de 1940, que culminou na criação da Petrobrás; o enfrentamento ao nazifascismo; e a luta contra a ditadura militar, durante a qual o movimento estudantil foi um dos principais atores da resistência pela defesa da ordem democrática, também com atuação no movimento “caras pintadas”.
A UNE continua fazendo parte dos principais movimentos populares da história recente brasileira. Em vista disso, realizou, no dia 30 de março de 2021, a Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, que teve como tema: “Vida, Pão, Vacina e Educação” e mobilizou estudantes de todas as regiões do Brasil, com atos em mais de 200 cidades, ecoando a voz da juventude que sofre com a crise econômica e sanitária provocada pela pandemia da COVID- 19. Portanto, saudamos a UNE com votos de aplausos e congratulações por ocasião da campanha “Vida, Pão, Vacina e Educação”.