Oresultado do Pisa 2022 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) foi divulgado nessa semana e chamou a atenção para o baixo desempenho dos estudantes brasileiros nas disciplinas de matemática, leitura e ciências. O Pisa é a principal avaliação da educação básica do mundo, sendo realizado a cada três anos. Na recente avaliação, cerca de 73% dos alunos brasileiros tiveram desempenho abaixo da média, enquanto a pontuação global ficou em 31%. O país que obtém a melhor pontuação é Singapura.
Singapura é uma cidade-estado-ilha do Sudoeste da Ásia e está na liderança do ranking das cidades mais caras para se viver bem pelo mundo em 2023, segundo pesquisa Global Wealth and Lifestyle Report. Contudo, no quesito educação esse país tem sido exemplo para outras nações.
Como é a educação em Singapura?
A qualidade da educação em Singapura se destaca pelo sistema de ensino diferenciado, planejamento, valorização dos professores e alinhamento dos objetivos acadêmicos. Tudo isso reflete no resultado do Pisa. Nessa última edição, o país asiático liderou em matemática, com 575 pontos, em leitura, com 543 pontos, e em ciências, com 561 pontos. Enquanto o Brasil obteve 379 pontos em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências.
A educação em Singapura é prioridade para os investimentos do governo. Lá, o sistema educacional é administrado pelo Ministério da Educação e uma das principais características é a adaptação do currículo às mudanças da sociedade. Somente nos últimos 50 anos, o país implementou quatro reformas educacionais significativas.
As escolas em Singapura
O sistema de educação em Singapura é dividido em três fases, sendo seis anos no ensino primário, quatro anos no secundário e de um a três anos no pós-secundário.
Somado a isso, outro diferencial da educação em Singapura é o domínio da matemática no ano primário. Além disso, a seleção para professores é bastante criteriosa, lá os docentes precisam ter rendimento acadêmico excelente e a dedicação deve ser exclusiva a, apenas, uma escola.
Qualificação na área de Educação com bolsa de estudo
Para ser um bom educador é preciso se atualizar constantemente. Para se qualificar na área educacional, conte com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. Em parceria com milhares de instituições de ensino, o Educa disponibiliza bolsas de estudo para diversos cursos.
Para garantir a sua bolsa de estudo com desconto até o final do curso, acesse o site do Educa Mais Brasil, confira as oportunidades disponíveis e invista na sua formação agora mesmo!