“Alfabetiza Mais Paraíba” celebra seu primeiro aniversário ao destacar os resultados obtidos, reconhecendo as escolas com prêmios pela sua dedicação.

Na quinta-feira, dia 9 Maio 2024, um evento especial foi realizado pelo governo da Paraíba, por intermédio da Secretaria de Educação, para celebrar o primeiro aniversário do Pacto “Alfabetiza Mais Paraíba”. Durante esse encontro, o governador João Azevêdo premiou 100 escolas públicas que se destacaram na alfabetização infantil em 2023, ao mesmo tempo em que reconheceu os esforços das prefeituras e secretarias municipais de educação com o Selo Município Referência em Aprendizagem.

O evento ocorreu no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, e contou com a presença de autoridades municipais, gestores educacionais e profissionais da educação de toda a Paraíba.

Há um ano, o governador João Azevêdo lançou o Programa Alfabetiza Mais Paraíba, investindo R$ 23 milhões por ano para implementar o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, em colaboração com os 223 municípios paraibanos. No primeiro ano, o Pacto alcançou marcos significativos, envolvendo todos os municípios, atendendo 82 mil estudantes e aplicando avaliações para 37 mil alunos através do Sistema Estadual de Avaliação (Siave). Além disso, foram distribuídos materiais didáticos e realizados eventos e ações para promover o avanço do Pacto.

A legislação estadual respaldou o Alfabetiza Mais Paraíba, instituindo o Pacto e os prêmios de referência em aprendizagem. Seminários e encontros técnicos foram realizados para integrar as estratégias entre os gestores municipais e regionais. A cooperação com os municípios foi fortalecida através de leis e portarias, incentivando a participação e melhorando os resultados educacionais.

Dona Maria Ivonete, avó de um estudante beneficiado pelo programa, expressa sua gratidão pelas iniciativas que estão transformando a vida de seus netos.

O Pacto “Alfabetiza Mais Paraíba” é um compromisso contínuo com a educação de qualidade no estado, avançando com planos formativos, avaliações e capacitações constantes. O objetivo é garantir a todos os estudantes o direito à alfabetização na idade certa e proporcionar acesso a uma educação pública de qualidade. O secretário de Educação, Roberto Souza, enfatiza o compromisso contínuo do governo com a transformação da educação na Paraíba.

Ùltimas Informações